Qual a sua competência?
Muito tem falado sobre o profissional de sucesso. De tanto que foi comentado, principalmente nos últimos anos, quando havia um período de grande contratação, pois as empresas querem sempre o profissional que se destaca.
Esta expressão “profissional de sucesso”, virou um jargão empresarial. Todo mundo comenta que o profissional de hoje, deve sempre buscar um diferencial, e que este grande diferencial, será cobrado e notado pela empresa, durante uma possível entrevista de emprego.
Eu como estou sempre com alunos nos cursos que trabalho, vejo que alguns destes, ficam preocupados…”tenho que desenvolver uma nova competência”.
E esse tema vale para aquela pessoa que pensa em abrir uma empresa. Você deve desenvolver competências para gerenciar sua empresa com muito sucesso meu amigo ! Bom, penso que o primeiro passo, é realmente conhecer o significado de competência.
De acordo com Fleury & Fleury (2001), “o conceito de competência representa um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes.
Seria por exemplo, a pessoa ter os conhecimentos necessários para elaborar a planta de uma casa, habilidade em fazer o projeto se concretizar e a atitude de conseguir mobilizar uma equipe de trabalho para agir imediatamente diante de alguma necessidade de mudança.
Sendo assim, para que a pessoa possa trabalhar em qualquer área, ela deve buscar desenvolver este CHA, que é o Conhecimento, Habilidade e Atitude. Deve saber fazer o trabalho, conhecer sua importância para que o resultado esperado seja alcançado.
Muito fácil, não é? Bom, para que uma pessoa se destaque como um funcionário em uma empresa ela deve ter conhecimento do produto, conhecimento da área de atuação, boa análise do setor, ter visão de mercado, bom relacionamento com os colegas de trabalho, boa comunicação, iniciativa e habilidade de colocar tudo em prática.
Ainda para ser um funcionário em uma grande empresa, se prepare, pois, irão lhe exigir além de formação acadêmica ou técnica, conhecimento de um ou mais idiomas, pois vivemos em um mercado que é globalizado.
Se você quer ter o seu próprio negócio, deve ter planejamento, conhecer o mercado e produtos que irá ofertar, saber analisar seus concorrentes e os diferenciais de cada um destes; ter pensamento criativo e estratégico, ser inovador, ser comprometido com metas e resultados e elaborar suas ações.
Enfim, as competências são parecidas, mais se desdobram de forma diferente, diante às situações e objetivos. Então não adianta saber somente vender, senão sabe relacionar com as pessoas. Não adianta ser um profissional formado em mecânica, senão sabe fazer os cálculos de projetos mecânicos.
Pois bem, percebemos que são muitas as competências que este mercado de trabalho, mercado empresarial vem nos cobrando, e para que consigamos alcançar oportunidades, devemos nos preparar.
Contudo, vejo que a algumas competências que poderiam voltar a serem mais utilizadas, como aquelas que seu avô ensinou para você, para seus primos, seus pais; do tipo que mexiam com seu comportamento; que são o respeito, a ética, a dedicação e a vontade de ver um trabalho realizado; a cooperação e ajuda ao próximo, e a de praticar algo de bom; a de valorizar o que conseguiu, seja onde estiver, em uma empresa como um funcionário, ou sendo um empreendedor de sucesso.
Assim sendo, que consigamos avaliar quais são as competências que já possuo e quais são as competências que irei desenvolver HOJE?
Desenvolver o que é cobrado e praticar o que foi ensinado.
Eu não tenho ídolos. Tenho admiração por trabalho, dedicação e competência.
Ayrton Senna