problemas

Problemas… Mais Problemas…

É, lá vem mais um dilema, lidar com o problema.

Pra uns, é algo simples. Pra outros, resolver a situação é algo complexo, e põe complexidade nisso.

Muitas das vezes, percebemos sim o problema, mais esperamos que outros resolvam a situação e depois então, veremos no que vai dar.

É, esperamos que outros façam por nós. Mas, mudar comportamentos é realmente algo desafiador. Vejamos, vez ou outra conversamos com pessoas que trabalham em determinada empresa, e no bate papo, lá vem aquela conversa: “estou com um problema”.

Trabalho na empresa há mais de cinco anos, e até hoje não consegui nenhuma promoção. E lá tá muito complicado para trabalhar.

Essa é uma situação realmente ruim. A desmotivação no ambiente de trabalho pelo não reconhecimento dos resultados, gera esse problema. Vejamos então: reconhecimento por resultados.

Devemos avaliar se o resultado que estamos entregando é realmente satisfatório, considerando o que a empresa deseja.

É preciso que a empresa dê retorno ao funcionário sobre o desenvolvimento de suas atividades e vice-versa. Mas há outras situações em que ouvimos que a pessoa tem problema. Conversemos com empresários, e então veremos quantos problemas eles tem.

Conversando com um, o mesmo me disse que com a instabilidade econômica, ele está tendo um grande problema nas vendas, que foram reduzidas em mais de 30% e que esta crise vem sendo um grande problema na empresa dele.

Fiquei preocupado, pois isto é grave. Um dia no sinal, um colega passou e comentou sobre seu problema, pois enviava alguns currículos para empresas e elas não o contratavam.

Bom, se continuarmos, veremos que temos muitos problemas. A questão é, como nos propomos a resolver estes problemas.

Somos nós que temos que resolver ou vamos esperar que outros faças por nós. Não somos os únicos que passam por problemas de crise na economia, de falta de oportunidade de trabalho, de baixa nas vendas.

Temos que deixar de achar que somos o centro dos problemas.

Tem muita gente na mesma situação. Há pessoas que ao invés de ficarem presas aos problemas, pensam, tornam-se criativas e buscam a SOLUÇÃO.

Se não há emprego, devemos desenvolver nossa trabalhabilidade, que é a capacidade que temos de maximizarmos nossas competências para nos tornarmos empreendedores.

Se as vendas não atendem a expectativa, devemos olhar para o lado. Tem empresas que trabalham na mesma área, e estão obtendo resultados satisfatórios.

Há situações em que podemos resolver de forma simples, dependerá de comportamento e ação. Há muita gente estudando na faculdade, vendendo suco, pão de queijo, salgados diversos e obtendo resultados, diante do objetivo determinado.

Conversando com um empresário, ele comentou que tinha muitos problemas com seus funcionários, e que estava difícil atuar no segmento dele.

Em primeiro lugar, este empresário não busca um treinamento para se capacitar no gerenciamento do negócio e em segundo lugar, ele não oferece nenhum treinamento à sua equipe.

Aí fica difícil cobrar resultado. Então, ao nos depararmos com um problema, devemos tomar a decisão de criar um método, uma forma para conseguirmos uma solução.

Às vezes esperamos que outros façam por nós, aquilo que deveríamos fazer. A oportunidade de resolver determinados problemas pode estar onde menos esperamos.

Veja o tamanho do seu Problema; e saiba que se tentar, você é capaz de resolvê-lo.

Não iremos resolver um problema, se mantemos enraizados em problemas. 

Sendo assim, é preciso um reflexão; ou permaneço no Problema, ou busco uma Solução. Vai depender de seu FOCO.

“Os problemas significativos que enfrentamos não podem ser resolvidos no mesmo nível de pensamento em que estávamos quando os criámos.” Albert Einstein

Adicionar um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Posts Recentes

problemas

Problemas… Mais Problemas…

Qual a sua competência

Qual a sua competência?

Necessária Mudança

Necessária Mudança!